Deserto de Atacama / CHI



Iniciamos a viagem de 3 dias, cruzando o deserto de atacama e entrando na Bolivia pelo deserto de sal o Salar de Uyuni.
Saimos bem cedo no dia 15, levando duas garrafas de 5 litros de agua e alguns pães pra viagem, fomos em uma van até o posto que dariamos baixa em nossa estadia no Chile e enfrentamos uma longa fila até conseguirmos essa façanha, talvez umas duas horas, voltamos para a van, a qual nos levou até certo ponto onde seria nossa transação da van para os 4x4 – os carros apropriados para a travessia.[FOTO] Cada carro comportava 6 pessoas, eramos 5, conhecemos então um mineiro que segiu conosco completando o grupo.

 Logo nos primeiros quilometros de viagem seguiamos para um horizonte sem fim diante de um vulcão[FOTO] bem desenhado e imponente que não nos deixava saber a que distancia estava de nós, era extremamente alto, talvez estivesse a muitos quilometros, ou talvez não tão longe, mas aparentemente era inofensivo e inativo.
Nosso motorista era um boliviano nascido na cidade de Uyuni, muito simpatico e ouviu boa parte da viagem as nossas musicas brasileiras, contou um pouco de sua vida, de sua juventude trabalhando como extrator de sal para consumo no Salar de Uyuni.
Usavamos mascaras cirurgicas para evitar um pouco do excesso de poeira nas narinas e garganta, e casaco, luvas e toca. Apesar de se tratar de um deserto, por sinal um dos lugares mais secos da terra o frio é constante, os ventos são cortantes e sem oculos a poeira não te deixa abrir os olhos.
 No primeiro dia conhecemos a primeira Laguna do deserto, a Laguna Verde. Uma bela paisagem. Depois, paramos pra descansar e utilizar o banheiro em uma pequena cabana, um banheiro realmente interessante com um buraco no vaso sanitário por onde se via uma montanha recheada de moscas, e ao lado, um balde contendo cinzas no lugar de uma descarga, você utilizava o banheiro e jogava algumas pás de cinzas.[Foto]
Nesse ponto ainda, encontramos uma piscina de águas termais, a água mais quente que já senti, havia a dificuldade de tirar as roupas e entrar na água devido ao frio, e ao mesmo tempo, havia uma dificuldade maior ainda de ficar dentro da água cozinhando. Lembrei-me do que era choque térmico e tudo que se fala sobre, mas não senti nada incomum, só um grande frio e um extremo calor.
Seguimos de lá em direção a um vale de gigantescas pedras com diversas formas, pedras moldadas pela erosão dos ventos, conhecemos também o deserto de Salvador Dali, famoso por sua semelhança com os famosos quadros do pintor, o qual nunca teve conhecimento do lugar.
Passamos a noite em uma Hospedaria, com banheiro compartido com todos e quartos para sete pessoas, comemos, como de costume na região, uma sopa de entrada e uma macarronada como prato principal, o frio me fez estender o saco de dormir sobre a cama, e sobrevivi a noite. Cedo estávamos de pé.
O segundo dia seguimos pelo deserto até algumas outras lagunas, é fantástico como pode haver água no lugar mais seco do mundo, descobrimos no segundo dia que a maioria das lagunas eram de águas tóxicas [FOTO], placas nos avisavam para não acender cigarros, os flamingos por sua vez não se deixam intimidar e vivem nesses habitats.
A diversidade de flamingos era impressionante, um deles se destacava pela beleza e era o que dava maior trabalho para sair nas fotos, passavam o dia se alimentando da imensa quantidade de pequenos seres que vivem nessas coloridas lagunas.
Chegamos a uma pequena cidadela de mineiros no meio do deserto por onde passava algumas linhas de trem, alguns trens velhos não utilizados e materiais para construção de ferrovias, muitos crianças brincando, e mineiros passando,provavelmente seguindo para as minas. [FOTO].
 Estávamos indo em direção ao deserto de Sal e aos poucos o cenário ia mudando, víamos pequenas casas, algumas "fazendas" com lhamas e alpacas, pessoas cinzentas pela poeira do deserto e alguma vegetação, pouca, Cactos em sua maioria.

Minha maquina levou tantas pancadas aqui.
Vegetação do deserto - leva-se centenas de anos para se formar.

Fauna do deserto de Atacama




Comentários

  1. MARAVILHOSA NOSSA AMÉRICA... ÍCARO É MUITO BOM VIAJAR COM VOCÊ...

    SUA óTICA INTERESSANTISSIMA SOBRE CADA DETALHE !!!


    GO TO TRAVEL! ->

    ResponderExcluir
  2. Annie Kelly15:43

    Como sempre ótimooo, belissíma paisagem...se tivesse uma máquina potente ia ficar mais lindo ainda...A américa do sul e seus lugares fantásticos!!!
    Valew pela viagem...rsrs!

    ResponderExcluir
  3. Que forma incrível e invejável de viver e de enxergar a vida. Quando crescer, quero ser assim.
    Congratulations!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ALGUEM sabe me dizer quantos graus em média fica o deserto no mês de agosto? queria tanto poder tomar banho no lago do deserto kkk, sério, será possivel nesse mes será?
    Desde já agradeço :)
    Email: naicylp@hotmail.com

    Plycian raad.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

...e entrar para a história

Postagens mais visitadas